O Apocalipse do Artigo 13

Ai que a internet vai acabar, ai que isto é o fim da internet como a conhecemos, ai que não sei onde isto vai parar…

Mas Portugal lembrou-se agora que o artigo 13 existe?

Para quem não sabe, e de uma forma muuuuuuito resumida, o artigo 13 é um conjunto de medidas que a Europa procura implementar para proteger os direitos de autor. No entanto, aos olhos de alguns, são medidas demasiado radicais que podem fazer com que o conteúdo como existe hoje em dia na internet, e principalmente nas redes sociais, possa a vir mudar muito, visto que qualquer referência a uma propriedade intelectual, a qual não tenhamos direito, poderá a vir ser censurada, se de facto o artigo for aprovado.

A minha questão é…

Como é que depois de meses e meses onde houveram já várias votações, questionários por parte de entidades europeias exatamente sobre este assunto para saber a opinião dos cidadãos europeus, petições para não passar o artigo, agora é que nos lembramos? Tá 🤔

Fui me informar, não sobre o artigo 13, que desse já se sabe há algum tempo, mas sobre o fenómeno de como, de repente, dito artigo está nas bocas de toda a gente, ao que me deparo, como toda a população portuguesa, ao que parece, com um vídeo do YouTuber Wuant que, apesar do clickbait e sensacionalismo a escorrer por todos os lados, para não falar da informação errada, conseguiu espalhar a mensagem e informar muita gente, de um ponto de vista um pouco parcial, no entanto.

Ainda assim, foi uma boa forma de dar uma ideia geral do que se está a passar na Europa. E ainda não é tarde, ainda faltam pelo menos duas votações para que as medidas sejam efetivamente aprovadas, além dos anos que cada país terá para redigir as suas leis de acordo com o mesmo, por isso ainda temos muito tempo para demonstrar o nosso descontentamento com estas medidas.

E não, não é preciso uma revolução para salvar o trabalho do Wuant, devemos, sim, informar-nos e a cima de tudo procurar falar com as entidades que podem ecoar a nossa voz no parlamento europeu. Se acham que a medida não deve ir para a frente e querem proteger os vossos direitos de liberdade de expressão procurem chegar a estas pessoas. Se acham que deve ir para a frente, procurem igualmente fazer chegar essa opinião onde importa que ela chegue.

Mas a cima de tudo, informem se, para que possam formar o vosso ponto de vista e, se acharem pertinente, fazê-lo chegar a Europa.

Deixo a baixo um link onde podem pedir informações, fazer perguntas, partilhar a vossa opinião e, pelo menos tentar, fazer chegar a vossa voz ao parlamento europeu.

http://www.europarl.europa.eu/portugal/pt/contactos/fale-connosco.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: