A Igreja Não Dá Bandeira

Então não é que o Kasha, vocalista de 29 anos da banda D.A.M.A, está envolvido com Bárbara Bandeira, filha de 17 anos de Rui Bandeira. Escandaloso não é? Bem, ou pelo menos é o que a imprensa faz parecer.

Realmente escandaloso, e disso já foi mais difícil encontrar notícias, foi o que se soube no dia anterior.

Bispos portugueses confirmaram cerca de uma dezena de abusos sexuais dentro da igreja católica, desde 2001. “Pouquíssimos”, dizem eles. A mim parecem-me cerca de uma dezena acima do aceitável, mas quem sou eu para questionar a igreja católica.

Isto já não é tão escandaloso para a imprensa portuguesa, ao que parece. Nem para ninguém, na verdade. Acho importante ressalvar que esta “cerca de dezena” não inclui as outras tantas dezenas arquivadas, e as muitas outras das quais nem sequer houve ainda queixa. Não que valha de muito fazer queixa em Portugal, visto que, pelos dados de Agosto de 2018, até à data apenas 4 padres foram condenados, 2 deles com prisão efectiva, um dos quais fugiu para o Brasil e continua em liberdade, outros 2 com pena suspensa e que, note-se, continuam a exercer livremente.

A própria igreja admite que “aqui e ali” pode não ter existido a “devida investigação”. Tudo isto casualmente, como se de arbitragem se tratasse e não de abusos a menores.

Imaginem que isto se passava, sei lá, com literalmente qualquer outra instituição. Imaginem vocês que sempre que um estudante do conservatório nacional fosse para a aula de flauta transversal tinha de fazer umas festinhas na ‘flauta’ do professor. Agora imaginem que em vez de ser só o professor de flauta, 9 outros faziam o mesmo. Será que demoraria muito a envolver a instituição num escândalo e a perseguir estes professores? Será que eles continuariam a exercer depois de condenados?

Se calhar não, não é?

Já a igreja continua intocada, com defensores fervorosos, com criminosos a continuar a exercer como se nada fosse, criminosos esses que são julgados num Tribunal Eclesiástico, que tem todo o interesse em reduzir o escândalo e proteger os seus membros, pedófilos ou não.

Porquê que a igreja continua a ter benesses num estado laico? Porquê que se continua a permitir que pedófilos saiam impunes por pertencerem a uma instituição religiosa?

Vai continuar-se a ignorar isto e a olhar para as coisinhas brilhantes? Ai o Kasha está envolvido com uma miúda de 17 anos?

Tristeza, valha-me Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: