Era Um Descafeinado, Por Favor. Era? Já Não É?

Pá, está na altura. Eu sei, ninguém tem coragem para tocar nos temas que aleijam, nas temáticas que são realmente importantes, mas isso hoje muda. Hoje estou aqui para dizer o que todos pensamos há anos mas ninguém tem coragem de dizer!

Pá… Qual é o problema das pessoas que bebem descafeinado?

Beber descafeinado é o equivalente social de ir sair com amigos e pedir uma caipirinha sem álcool. É menos aceitável até! Evitar beber álcool, pronto, até vá que não vá, agora, cafeína?

Mão no ar todas as pessoas que já beberam descafeinado e sabem como raio se retira a cafeína do café. Ninguém? Pois.

Então bebem descafeinado porquê? Porque é mais saudável? Não, é porque não pensam.

Apesar de haver formas mais seguras de retirar a cafeína dos grãos de café, a forma mais barata e a mais comum é através de solventes químicos, nomeadamente, cloreto de metileno. Este solvente é conhecido por causar vários sintomas negativos no ser humano, como enxaquecas, náuseas, vómitos, e fadiga. Em estudos com animais, o químico está associado a cancro no fígado e no pulmão.

Volto a dizer que existem formas mais seguras, utilizando técnicas de dissolução com água ou dióxido de carbono, que são limpas e não apresentam qualquer efeito nocivo, mas normalmente apenas marcas e gamas ‘premium’ utilizam estes métodos.

De notar que o problema maior nem é isto. O problema maior é que eu podia estar para aqui a inventar coisas e vocês nem faziam ideia.

“Mas não sejas burro, então e pessoas com problemas de coração e que gostam de café, bebem o quê?”

Oh, voz na minha cabeça, sempre tão pertinente… Está provado que mesmo pessoas com doenças cardíacas podem consumir uma dose moderada de cafeína diariamente ( entre 1 a 2 cafés ) sem qualquer tipo de efeito nocivo.

Aliás, há vários estudos que comprovam os diversos benefícios do café, benefícios esses que, pensa-se, se perdem ou são mitigados pelo processo de descafeinização.

Desde reduzir em cerca de 30% a probabilidade de contrairmos diabetes tipo 2, em 60% a probabilidade de Parkinson ou Alzheimer, e pode até mesmo, ao contrário do que se possa pensar, reduzir o risco de ataque cardíaco.

Além das vantagens com que já estamos familiarizados, melhoria da concentração e da capacidade de foco, aumento dos níveis de energia mentais e corporais, um claro aumento do péni–

Ai o pénis não? É pena pá…

Tudo isto num néctar divino, quentinho, que sabe a abraço de mãe e cheira a manhã de domingo. Que mais se pode pedir de um produto alimentício?! Nada pá!

Portanto, levei-vos à escola, ensinei-vos umas coisinhas, vamos lá deixar de ser coninhas e parar com essa brincadeira do descafeinado, tá bom? Já não estamos em 1995 pá…

Quanto à caipirinha sem álcool… Pá, ganhem juízo e peçam uma limonada. Vocês estão a pedir uma bebida que é cachaça com limas, açúcar e gelo, mas sem cachaça.

É basicamente pedir um Big Mac sem carne…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: